IMAGENS CULTURAIS

CHANGELING

Posted by imagensculturais em 9 Outubro, 2008

“Changeling”, a última obra de Clint Eastwood, protagonizada por Angelina Jolie, foi apresentada no passado mês de Maio no Festival de Cannes, com bastantes elogios da crítica. Localizado na cidade de Los Angeles em 1928, este filme adapta uma história verdadeira, algo  enigmática, sobre Christine, uma mãe que vê o seu jovem filho Walter desaparecer. Passado algum tempo de investigação, a polícia encontra a criança, que  Christine não reconhece como sendo o seu filho. Demonstrando uma grande coragem, decide enfrentar as forças policiais com a ajuda do Reverendo Briegleb (interpretado por John Malkovitch).

Perante esta história, e a expectativa de ver Jolie enfrentar um papel denso e diferente do habitual,  fiquei com grande vontade de ir ver este filme. Mas, ao ver o  trailer, que tem mais de 2 minutos de duração, e mostra quase tudo… perdi a vontade. Ao ver este tipo de apresentação, procuro conhecer apenas um ambiente, um estilo ou um pedaço de história, e se ficar cativado ir ver o filme passado pouco tempo. O trailer funciona como um lead de uma notícia deve responder resumidamente às perguntas: quem/o quê/quando/onde. O Como e o Porquê, convém deixar para ser desenvolvido no filme.

Neste trailer são  mostrados os aspectos mais imediatos da história, que um potencial espectador terá de conhecer para se sentir motivado a entrar na sala de cinema:

  1. Localização no espaço e no tempo: Los Angeles, 1928
  2. O conflito: uma mãe desesperada com o desaparecimento do seu filho vê-se confrontada com uma criança que não é a sua
  3. A personalidade da protagonista: corajosa (enfrenta o poder público) e persistente 

O pior é que são mostrados demasiados elementos sobre o desenvolvimento da intriga: a reação do departamento policial de L.A, a ajuda da personagem interpretada por Malkovitch, o internamento num hospital psiquiátrico, e alguns grandes momentos de composição dramática de Angelina Jolie. Tudo isto acaba por ser excessivo, e retira algum factor surpresa sobre os contornos do drama da protagonista.

Changeling

Realizador: Clint Eastwood

140`

E.U.A, 2008

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: