IMAGENS CULTURAIS

DOCLISBOA 2008

Posted by imagensculturais em 22 Outubro, 2008

A obra “The Execution”, da autoria do artista chinês Yue Minjun, foi a imagem escolhida para promover o festival Doclisboa dedicado ao cinema documental. Na imagem vemos, da esquerda para a direita, quatro homens perfilados com um sorriso artificial e submisso, em cuecas. Do outro lado dois homens encenam alvejar das suas vítimas com uma arma imaginária, ao lado um homem sorri cinicamente. É assim o estilo deste artista chinês, de 46 anos, provocador e sarcástico na recriação que faz do massacre de Tiananmen de 1989.

E é assim o DocLisboa, que desde há seis anos nos continua a espicaçar, chocar, e às vezes deixar-nos desconfortável com uma oferta vasta de obras documentais nas mais diversas secções, da competição internacional e nacional, ao Docs 4 Kids, Diários Filmados e Autoretratos, até ao Made in China e Curtas Polacas. Nos 4 primeiros dias, já foram 15 mil aqueles que não quiseram perder os filmes que passam em sete salas até 26 de Outubro (Culturgest, Londres, São Jorge, Museu do Oriente).

Em tempo de eleições americanas, apetece acompanhar “Primary”, dia 26 no São Jorge, que dá a conhecer o percurso de John Kennedy na campanha das eleições primárias de 1960.

DocLisboa 2008-VI Festival Internacional de Cinema Documental de Lisboa

Até 26 de Outubro

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

»
 
%d bloggers like this: