IMAGENS CULTURAIS

A VIAGEM DO ELEFANTE

Posted by imagensculturais em 10 Novembro, 2008

O booktrailer da última obra de José Saramago começa bem com letras garrafais apresentando o contexto histórico da obra, como se de um filme de época  se tratasse. No século XVI, o rei português D. João III oferece um elefante indiano ao primo, Arquiduque Maximiliano da Áustria. A apresentação cria alguma expectativa, depois surge um elefante à solta e uma música instrumental de fundo, e a partir daí começam os elementos secundários: primeiro porque foi escrito em debilitado estado de saúde, depois as qualidades do artista (a lucidez implacável, a compaixão solidária, a ironia, o sarcasmo).

Num momento em que as editoras portuguesas estão a apostar (e bem) em plataformas alternativas e mais baratas (como o youtube), através da produção de booktrailers, parece haver alguma dificuldade em saber como transmitir o conteúdo. Não basta colocar adjectivos sobre as qualidades do escritor e do livro, é importante transmitir um pouco sobre a trama para cativar potenciais leitores, de outra forma o resultado não acrescenta nada à publicação a promover.

A Viagem do Elefante

José Saramago, Editorial Caminho

Uma resposta to “A VIAGEM DO ELEFANTE”

  1. anacnunes said

    Tenho de concordar com a tua crítica. Embora seja óbvia e até aconselhável promover o nome do autor, a verdade é que aqui, o artista principal devia ser o livro, e não é. Deviam ter dado mais ênfase à história em si.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: