IMAGENS CULTURAIS

ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA

Posted by imagensculturais em 10 Novembro, 2008

 

As publicações de José Saramago, editadas desde sempre pela Caminho (agora integrada no Grupo Leya), pautaram-se sempre (na sua edição portuguesa) por uma grande sobriedade sobriedade gráfica. O nome do autor a negro, seguido do título da obra a castanho e em letras mais pequenas a indicação do género literário sobre uma capa amarela. Dizia-se que a capa deveria ser meramente informativa, com destaque maior para o nome do autor, o verdadeiro chamariz comercial. E de facto as obras do único Prémio Nobel português tiveram sempre grande sucesso, independentemente das suas capas.

Com “Intermitências da Morte” já se notaram pequenas mudanças de imagem, mas a adaptação ao cinema de “Ensaio sobre a Cegueira, realizado pelo brasileiro Fernando Meirelles, e a visibilidade mundial conseguida no Festival de Cannes (e possivelmente a estratégia de marketing aguerrida do Leya), fizeram com que à capa amarela do livro se sobrepusesse à imagem do cartaz do filme. Uma imagem fria, branca como a cegueira que se apodera dos homens, com Julianne Moore a sobreviver à epidemia, que põe à prova os instintos e os afectos dos homens.

Embora o romance tenha sido um grande sucesso de vendas em Portugal, será que a nova sobrecapa vai dar uma nova visibilidade ao livro? Ou ajudar a perdurar na memória do público?

Ensaio sobre a Cegueira

José Saramago

Blindness

Realizador: Fernando Meirelles, 2008

Actores: Julianne Moore, Mark Rufallo, Gael García Bernal

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: