IMAGENS CULTURAIS

A TURMA / CLUBE DOS POETAS MORTOS

Posted by imagensculturais em 18 Novembro, 2008

No momento em que estamos em pleno conflito no sector da Educação entre a titular do Ministério e os professores, e depois de várias manifestações que uniram a esmagadora maioria da classe docente do país, vale a pena destacar dois cartazes de relevantes filmes que se ocupam do trabalho do professor em duas escolas de meios quase antagónicos. De um lado a “Turma”, do outro “O Clube dos Poetas Mortos”.

A TURMA

entre-les-murs O Cartaz do filme Palma de Ouro 2008 do Festival de Cannes não engana. Alguns elementos de uma turma que junta diversas etnias de uma escola pública da periferia de Paris. Em primeiro plano, duas alunas prontas a participar, os colegas, mais atrás, olham sem lhes apetecer fazer o mesmo. O filme de Laurent Cantet procura transmitir os conflitos e os laços que se estabelecem entre o professor e o grupo heterogéneo de uma turma, e a difícil tarefa de ensinar e aprender .

CLUBE DOS POETAS MORTOS

cine7_poster_clubedospoetasmortos

No extremo oposto está este colégio interno, inglês, repleto de tradições académicas com ligação a um sistema de ensino caduco. O cartaz mostra o Professor Keating um liberal que procura despertar os seus alunos para a importância da vida, (com consequências dramáticas) a ser levado em ombros pelos seus alunos num ambiente descontraído e alegre. Peter Weir realizou este filme em 1989, e o guionista Tom Schulman ganhou um Óscar pelo seu guião.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: